Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ABDOMINAL BANCO INCLINADO

Abdominal no banco inclinado



Músculos trabalhados: Ele permite trabalhar o conjunto da cintura abdominal, assim como o iliopsoas, o tensor da fáscia lata e o reto femoral do quadríceps, estes músculos agindo na anteversão da pelve.

Modo de executar o exercício: Sentado sobre o banco, pés seguros pelos apoios, mãos atrás da nuca, inspirar i inclinar o tronco jamais ultrapassando 20º:

-subir arredondando levemente as costas para melhor localizar sobre o reto abdominal. Expirar no final do movimento.

Este exercício deve ser realizado em séries longas.

Variante:Efetuando a rotação do tronco durante o seu endireitamento, nós transferimos parte do esforço para os oblíquos.
Exemplo:uma rotação para a esquerda trabalhará mais intensamente o oblíquo externo direito, o oblíquo interno esquerdo, assim como o reto abdominal direito.
As torções são efetuadas alternadamente ou em séries unilaterais. Em todos os casos, o objetivo é se concentrar nas sensações musculares e é inútil inclinar o banco em demasia.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SENHOR DE 70 ANOS MAIS FORTE QUE VOCÊ

Acredite se quiser: este senhor de 70 anos é mais forte que você



O fisiculturista que você vai conhecer a seguir é um exemplo vivo de perseverança e autoconfiança.



Por Daiana Geremias

Acredite se quiser: este senhor de 70 anos é mais forte que você [vídeo]
Fonte da imagem: Reprodução/Johnmichaelsullivan

Você vai conhecer agora um senhor de 70 anos que deixa sua forma física, independente de qual ela seja, simplesmente no chinelo. Estamos falando de Sam Sonny Bryant Jr, um fisiculturista que começou a malhar aos 44 anos.

No começo, ir à academia era a forma que ele encontrava para aliviar o stress de um casamento que não estava dando certo. De acordo com Bryant, o começo foi difícil, pois ele não sabia fazer muitos dos exercícios, mas a persistência fez com que, aos poucos, ele se tornasse um dos melhores. Não demorou muito para que ele começasse a participar de competições de força e forma física.

Fisiculturista aos 70? Sim, e daí?
Fonte da imagem: YouTube


Quando começou a ganhar algumas competições, o amor pelos exercícios de musculação só aumentou e foi então que, quase aos 50 anos, Bryant começou uma vida de fisiculturista. Ele conta que muitas pessoas questionam sua rotina intensa de atividades físicas aos 70 anos de idade, mas as críticas não têm peso na vida de Bryant, que se sente cada vez melhor.

Uma de suas grandes satisfações é inspirar pessoas a praticar atividades físicas, principalmente as mais jovens, que não acreditam no próprio potencial. Abaixo, veja um vídeo (em inglês) sobre a vida e os treinos desse campeão e depois nos conte: será que você terá essa energia toda quando chegar aos 70?







segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ABDOMINAL PERNAS SOBRE UM BANCO

Abdominal Pernas Apoiadas Sobre um Banco



Músculos trabalhados:Este exercício localiza o esforço sobre os retos abdominais, mais intensamente sobre suas partes infra-umbilicais. 


Deve ser observado que afastando o tronco do banco, nós aumentamos a mobilidade da pelve, o que permite elevar o tronco elevando o quadril pela contração do iliopsoas, do tensor da fáscia lata e do reto da coxa.


Modo de executar o exercício:As pernas apoiadas sobre um banco, tronco no solo, mãos atrás da cabeça:

-inspirar e elevar os ombros, arredondando as costas, para tentar tocar os joelhos com a cabeça. Expirar no final do movimento.



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Academia Hardcore da Ucrânia

Vai encarar um treino nesta academia hardcore da Ucrânia?


Se você é daqueles que não encontram motivação para estar todos os dias na academia e quando vão além de não malhar pesado, estão sempre à espera de novos aparelhos modernos e um ótimo ambiente para se exercitar!

Veja o que esses amantes da musculação estão dispostos a enfrentar para se manter em boa forma.

Academia é gratuita, possui 10 mil metros quadrados, fica ao céu aberto e todos os aparelhos foram produzidos com sucata.

Por Fernando Daquino
Vai encarar um treino nesta academia hardcore da Ucrânia?
Fonte da imagem: Kirill Golovchenko


Se você acha que pega pesado na academia todos os dias é porque ainda não conheceu a Kachalka Muscle Beach, que existe desde o início da década de 70 na cidade de Kiev, na Ucrânia.

Essa academia a céu aberto e perto da praia, que possui cerca de 10 mil metros quadrados, é uma das únicas na qual você “puxaria ferro” de verdade. Isso porque todos os aparelhos disponíveis no local foram fabricados com metal reutilizado — popularmente conhecido como sucata.

Os equipamentos são bastante “rústicos” e alguns até parecem máquinas de alguma fábrica velha e abandonada. Apesar de a aparência do recinto assustar um pouco, pelo o que vimos nas fotos feitas por Kirill Golovchenko, a Kachalka Muscle Beach não é frequentada somente por marombados ou marombadas.

Magrelos, gordinhos, adolescentes e até senhores de mais idade tem espaço para praticar sua musculação diária, faça chuva ou faça sol! Outra vantagem em se exercitar na Kachalka é que você não precisa pagar nada: ela é gratuita. E aí, você encararia um treino pesado nessa academia? Confira mais fotografias abaixo.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ABDOMINAL PÉS FIXOS

Abdominal com os pés fixos





Músculos trabalhados: Este exercício trabalha o reto abdominal e, numa menor extensão, os oblíquos externos e internos.

Modo de executar o exercício: Os pés apoiados na grade, coxas na vertical, tronco no solo, mãos atrás da cabeça:
- inspirar e levantar o tronco o mais alto possível, arredondando a coluna vertebral. Expirar no final do movimento.

Deve ser observado que, ao afastar o tronco da grade e apoiando os pés mais baixo, nós aumentamos a mobilidade da pelve, permitindo maiores oscilações e uma melhor solicitação dos músculos flexores do quadril (iliopsoas, reto da coxa e tensor da fáscia lata).




sábado, 15 de fevereiro de 2014



Confira a evolução do fisiculturismo em 13 fotos



As técnicas para a perfeita definição muscular estão cada vez mais aprimoradas e o esporte, mais difundido.



Por Daiana Geremias


Não é de hoje que o fisiculturismo atrai adeptos em todo o mundo, mas essa prática de trabalho corporal ainda é considerada relativamente nova, já que começou a ser reconhecida como esporte em meados de 1880. A primeira competição para classificar os melhores fisiculturistas ocorreu em 1901, em Londres, graças a Eugen Sandow, um dos adeptos mais famosos da modalidade, reconhecido até hoje.

O segundo concurso foi promovido três anos depois, em Nova York e, desde então, esse tipo de evento tem se tornado cada vez mais popular, sendo realizado com frequência em diferentes partes do mundo. A seguir, confira a evolução do fisiculturismo com o passar do tempo:

1905


Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1935
Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1938

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1940

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1951

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1955

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1956


Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood


1961

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1964

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1971

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1976

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

1980

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

2012

Fonte da imagem:Reprodução/Sobadsogood

FONTE: So Bad so Good






quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Fisiculturistas mais velhos do mundo

Conheça dois dos fisiculturistas mais velhos do mundo



A busca pelo corpo perfeito não tem mesmo idade: confira alguns participantes de um campeonato da modalidade nos EUA.


Por Daiana Geremias

 
Fonte da imagem: Reprodução/Mihanblog


Você provavelmente já ouviu falar de fisiculturismo, certo? Para quem não sabe, trata-se da busca pela melhor forma muscular possível, por meio da prática de exercícios físicos. Esse tipo de esporte tem adeptos no mundo todo e, muitas vezes, há campeonatos para saber quem tem o corpo com os músculos mais bem delineados.
Recentemente, em uma disputa em Oregonnos EUA, dois homens se destacaram e talvez deixem você de queixo caído, pois estamos falando de Felton Campbell e Mike Huard, que chamaram atenção pela definição dos seus músculos e também por suas idades, já que têm 61 e 62 anos, respectivamente.


Vovôs fortões
Felton CampbellFonte da imagem: Reprodução/KvalMike HuardFonte da imagem: Reprodução/Kval

Os dois eram os competidores mais velhos do evento e disputaram o título na categoria para quem tem mais de 60 anos, mas, de acordo com o vencedor Campbell, que ficou à frente do amigo Huard, o objetivo dos dois é poder competir com os participantes mais jovens, com a metade de sua idade.


Huard afirmou que a idade não é empecilho, já que, por serem fisiculturistas há mais tempo, têm o corpo melhor preparado. Ao lado dos dois homens havia outros fisiculturistas coroas de todo o mundo, como Ernestine Shepherd, de 75 anos, e Jim Morris, de 77. E aí, o que você achou desses vovôs?

Ernestine ShepherdFonte da imagem: Reprodução/Huffingtonpost
Jim MorrisFonte da imagem: Reprodução/Huffingtonpost




sábado, 8 de fevereiro de 2014

Abdominal no Solo



Músculos trabalhados: Este exercício trabalha os flexores do quadril, assim como os oblíquos, mas a sua ação é exercida sobretudo sobre o reto abdominal.

Modo de executar o exercício: Em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados contra o solo, mãos atrás da cabeça:
- inspirar o elevar o tronco, arredondando as costas. Expirar no final do movimento. Retornar à posição inicial, mas, desta vez, sem apoiar o tronco. Repetir o movimento até o surgimento de uma sensação de queimação no nível do ventre.

Variantes:







1.  Execução do exercício.
2. Variante com os braços estendidos para a frente para facilitar a execução do exercício.
- Para maior facilidade, o exercício pode ser realizado com os pés apoiados por um parceiro.
- Levando os braços estendidos para frente, o exercício se torna mais fácil o pode ser realizado pelos iniciantes.

Numa prancha inclinada:


- Quanto maior a inclinação da prancha, mais importante será o esforço.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Treino Super Set

Tudo Sobre o Treino Super Set de Musculação

O super set é um tipo de treino de musculação com uma intensidade excelente não só para a perda de gordura, como para ganhar massa muscular.

O conceito do treino é muito simples: basicamente, tudo que você deve fazer é executar dois exercícios sem descanso. Ao contrário do método tradicional de treinamento, onde você executa, por exemplo, uma série de supino e descansa, no super set você executaria outra série de outro exercício, em seguida da sua série no supino.

Exemplo: você faz uma série de supino reto e assim que terminar, faz uma série de crucifixo, sem descanso entre ambas.

Parece simples? Definitivamente é. Porém, existem diversos tipos de combinações de super sets que podem ser usadas para tornar o seu treinamento incrivelmente poderoso. Vamos falar sobre cada uma delas, porém, conheça antes os dois principais benefícios do treino super set.

ECONOMIZE TEMPO COM O SUPERSET

A vantagem mais obvia do super set é a economia de tempo. Mesmo se você gosta de treinar, provavelmente é seguro dizer que não se importaria em obter resultados iguais ou melhores treinando menos. Ao eliminar intervalos de descanso entre as séries (quando normalmente você não faria nada) você pode terminar o seu treino em metade do tempo, ou até mesmo treinar mais no mesmo espaço de tempo.

AUMENTE A INTENSIDADE DO SEU TREINO COM O SUPERSET

Normalmente quando pensamos em aumentar a intensidade do nosso treino o que vem a nossa cabeça são técnicas de repetições forçadas, ênfase na parte negativa das repetições ou o puro e simples aumento da carga. O super set é mais um método que pode ser usado para aumentar a intensidade do treino, pois eliminar um período de descanso entre as séries torna o treino muito mais árduo, representando uma sobrecarga ao seu corpo. O princípio é: mais trabalho realizado em menos tempo = mais intensidade = mais músculos.

Agora que já vimos como o super set pode ser útil para nós, vamos conhecer os tipos de super set que podemos executar:

Basicamente, existem três categorias principais de super sets:

1- Trabalhando o mesmo grupo muscular

2- Trabalhando músculos agonistas e antagonistas

3- Músculos menores

Vamos falar melhor sobre cada tipo:


SUPER SETS PARA O MESMO GRUPO MUSCULAR

O primeiro e mais comum tipo de super set é combinar dois exercícios para o mesmo grupo muscular. Um exemplo seria a combinação de supino com crucifixo. Porém, dentro dessa categoria existem 4 subcategorias:pré-exaustão, pós exaustão, compostos e de isolamento.

1- Super Set Pré Exaustão: O super set de pré-exaustão é provavelmente o mais usado pelos atletas. Esse treino consiste na escolha de dois exercícios para o mesmo grupo muscular, sendo que o primeiro deve ser um exercício de isolamento, seguido por um exercício composto.

A ideia por trás do super set de pré-exaustão é levar um grupo muscular para além do ponto normal de exaustão e, assim, estimular as fibras musculares e o crescimento que não seriam possíveis alcançar através de um treino convencional.

Suponha que você está fazendo uma série na cadeira extensora até a falha. Quando você termina o exercício, seus músculos do quadríceps estão completamente esgotados, e você sente que não é capaz de executar mais nenhuma repetição na cadeira, e isso é verdade. Porém, se você sair da cadeira e imediatamente fizer alguns agachamentos, você vai conseguir, mesmo que seja com um peso abaixo do que levanta habitualmente.

Isso acontece por que mesmo que seus quadríceps estejam esgotados, os outros músculos da parte inferior do corpo usados no agachamento ainda estão frescos e fortes (glúteos, isquiotibiais, adutores, etc.). Mesmo com a pré-exaustão do músculo-alvo no primeiro exercício de isolamento, você ainda pode trabalhar o músculo fadigado com a ajuda dos outros músculos que auxiliam um exercício composto.

O único inconveniente encontrado no treino de super set pré-exaustão é que você só será capaz de utilizar uma fração do peso que costuma levantar no segundo exercício. Vamos supor que você faça seus agachamentos com 150kg no total. Se você os fizer depois de uma série cansativa na cadeira extensora, é provável que levantar uns 80-90kg já seja uma tarefa difícil.

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, ótimo! Porém, se o seu objetivo é ganhar força, esse método de treinamento pode ser contra-produtivo. Se você quer ficar mais forte, seria melhor fazer o exercício composto em primeiro lugar, e finalizar com o exercício isolado, que é o método de super set que veremos a seguir.

2- Super Set Pós-Exaustão: O treino super set pós-exaustão é exatamente o oposto do pré-exaustão. Nele, você começa sua série com um exercício composto e termina com um isolado. A vantagem é que você estará descansado no movimento composto e poderá executá-lo com mais peso.

Você também não precisa se limitar ao padrão de 8-12 repetições que geralmente é utilizado. Você pode iniciar sua série com uma carga bem pesada executando apenas 6 repetições, e terminar com um exercício de isolamento leve com até 20 repetições. Isso lhe promoverá tamanho, força e aumentará a vascularização.

3- Super Set Composto: Esse tipo de super set é reservado para pessoas muito corajosas. Realizar dois exercícios compostos em seguida pode fazer com que você ganhe uma incrível quantidade de massa muscular em pouco tempo, porém o treino será extremamente exigente e desgastante. Se você usar pesos relativamente pesados, também será muito desgastante para o seu sistema nervoso, portanto você precisará dar uma atenção especial a recuperação após os exercícios.

Lembre-se: Você não precisa executar muitas séries se fizer o super set com exercícios compostos.

Dica: Se o segundo exercício da sua série for executado com um peso livre e exigir uma grande dose de coordenação neuromuscular, peça para que seu parceiro de treino fique de olho. Não tem um parceiro de treino? Chame o instrutor ou qualquer alma viva confiável para te ajudar caso for necessário. Não é incomum que acidentes aconteçam na prática de super sets compostos.

4- Super Set de Isolamento: O último tipo de super set para o mesmo grupo muscular é o super set de isolamento, que se baseia na execução de dois exercícios isolados para o mesmo grupo muscular. Essa é uma técnica útil se você está focado em desenvolver uma região muscular específica, ou se você pretende excluir o trabalho em alguma região muscular. Essa técnica é usada por fisiculturistas antes de competições, onde a definição muscular é o mais importante.

Você também pode usar esse treino quando quiser dar um descanso ao seu sistema nervoso sem deixar de estimular o fluxo sanguíneo.

Ok, agora que já conhecemos os tipos de super-set para o mesmo grupo muscular, vamos ver os outros dois tipos que restam.

SUPER SETS COM MÚSCULOS ANTAGONISTAS

Quando você faz um super set para o mesmo grupo muscular tende a limitar significativamente a quantidade de peso que pode usar, pois a fadiga é muito grande. Trabalhar com músculos opostos pode ajudar a manter a sua força, pois enquanto um músculo trabalha, o outro descansa. Alguns exemplos bem comuns de super sets antagonistas são:bíceps e tríceps; peito e costas; quadríceps e isquiotibiais; entre outros.

Trabalhar com esse tipo de super set é uma boa forma de equilibrar seus músculos, pois você não poderá negligenciar certas partes do corpo como poderia fazer antes. Além disso, é possível criar combinações poderosas que trazem ótimos resultados, como o super set de bíceps e tríceps, por exemplo.

SUPER SETS PARA MÚSCULOS MENORES

A última maneira de trabalhar com super sets é incluir músculos menores, que geralmente são esquecidos pela maioria das pessoas, nos treinos. Essa técnica é comumente usada para trabalhar o abdômen, panturrilha, antebraço e trapézio.

Basicamente, você deve incluir um exercício para algum desses músculos no seu treino. Por exemplo: você faz uma série de rosca direta e emenda um exercício que trabalha o antebraço; você faz uma remada para costas e emenda um exercício que trabalha o trapézio.

Como geralmente esses músculos são menores e deixados de lado nos treinos, essa é uma boa forma de trabalhá-los.

Como você pode ver, os super sets podem ser executados de diversas formas e nos trazem ótimos benefícios. Se o seu treino está estagnado e você procura por algo novo, experimente o super set. Talvez você consiga resultados melhores do que tem hoje treinando menos.

Bons treinos!

Referências: Burnthefat